O Palmeiras tinha como meta arrecadar R$ 8 milhões com
patrocínios na temporada 2015, contudo, os esforços da diretoria e do
departamento de marketing fizeram as receitas do clube ultrapassar esse valor
estipulado.
Com o patrocínio máster da Crefisa, instituição financeira,
junto com os patrocínios da Prevent Senior (empresa de seguro saúde), Faculdade
das Américas (FAM) e TIM, a diretoria já desembolsou aproximadamente R$ 50
milhões.
A Crefisa desembolsa R$ 23 milhões para o logo aparecer no
peito e costas, a FAM R$ 19 milhões para estampar a sua marca na barra da
camisa e nos ombros, Prevent Senior cerca de R$ 5 milhões para ter seu nome nos
ombros e a TIM outros R$ 3 milhões, que tem logotipo nos números da camisa. Esses
patrocínios fazem com que a camisa do Palmeiras seja a mais valiosa no futebol
brasileiro, sem contar com o fornecimento de material esportivo, neste quesito
os líderes são Flamengo e Corinthians.
Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação |
Vale lembrar que Crefisa e a FAM são de propriedade de José
Roberto Lamacchia, empresário apaixonado pelo Palmeiras. No entanto, as duas
empresas não têm ligação e os valores repassados ao Verdão partem de contas
diferentes.
Apesar desses acordos, o departamento de marketing enxerga
mais situações para angariar fundos. A FAM tem seu logo estampado no carrinho
de maca e nos uniformes dos gandulas. Além disso, o marketing do clube tem a
ideia de fechar patrocínios nos uniformes dos médicos e cheerleaders do time.
Aliado ao acordo com os patrocinadores, o departamento de
marketing do Palmeiras tem intensificado as suas forças no programa Avanti,
sócio torcedor e as investidas têm dado resultado, já que o clube possui cerca
de 100 mil associados e ocupa o segundo lugar de clubes brasileiros com mais
sócios, perdendo apenas para o Internacional, que conta com aproximadamente 130
mil.
O programa Avanti tem sido considerado uma fonte de renda
promissora ao clube, pois os sócios podem a aumentar a receita do time. Mas,
angariar associado não é tarefa tranqüila e o departamento de marketing precisa
passar credibilidade e fazer com que os torcedores não deixem de acreditar no
time, mesmo em caso de desempenho abaixo do esperado nas quatro linhas. Tanto
que o Palmeiras tem crescido nesse início de temporada, por conta das
contratações (19) e a esperança de dias melhores, já que o time permaneceu na Série
A do Campeonato Brasileiro, com muito sacrifício.
Outro fator que ajuda na visibilidade do Palmeiras é o
estádio Allianz Parque. A moderna Arena que antes era chamada de Palestra
Itália ou Parque Antártica, foi construída diante de um acordo com a
construtora WTorre.
Antes de ser inaugurado, a WTorre firmou acordo com a
Allianz, empresa de seguros, para que a empresa comprasse o naming rights
(direito de utilizar o nome no estádio). O compromisso tem duração de 20 anos.
Este case do Palmeiras ilustra como um plano definido de
marketing pode fazer com que um clube de futebol consiga se reerguer e aumentar
as suas receitas. O desempenho dentro e fora de campo facilita na busca de
novos recursos financeiros e fazer com que investidores não tenham receio de se
associar ao clube.
Se fora de campo, o Palmeiras tem feito golaços, dentro das
quatro linhas, o Alviverde venceu ontem o Corinthians após as cobranças de
pênaltis (2 a 2 no tempo normal e 6 a 5 a favor do time alviverde) e garantiu vaga nas finais do Campeonato Paulista. O adversário do
Verdão será o Santos.
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