Todos os Homens do Presidente é um filme baseado no assalto a Watergate, que aconteceu no dia 17 de junho de 1972. No longa lançado quatro anos depois, Dustin Hoffman e Robert Redford atuam como repórteres do Washington Post, Carl Bernstein e Bob Woodward, respectivamente.
Depois do assalto em Watergate, Bob Woodward passa a investigar o caso. O primeiro passo do repórter foi acompanhar a audiência dos cinco envolvidos. Após este fato, o vice-presidente do Washington Post, Ben Bradlee (Jason Robards) resolve deixar a matéria fica a cargo de Woodward e de Carl Bernstein.
Bob e Carl tinham diferentes personalidades, enquanto o primeiro era mais “certinho”, o outro tinha como praxe ser desorganizado. Este contraste de modos se encaixava bem quando o assunto era descobrir o que cercava o caso Watergate e qual era a verdadeira história por de trás dele.
O primeiro texto feito por ambos não foi 100% aprovado por Bradlee, que alegava inconsistência e falta de fatos, para que esta matéria fosse capa do Washington Post. Depois desta constatação, o New York Times publica uma reportagem mais completa – digamos assim – e por este motivo, Bob e Carl começam a ir atrás de tudo, mas tudo mesmo, que esteja ligado ao caso Watergate.
Os telefonemas, idas à biblioteca, enfim, tudo que tivesse nem que seja 1% de ligação ao caso Watergate, tinha sido investigado. Por causa deste aprofundamento de pesquisas, Bob e Carl começam a descobrir o quebra-cabeça e percebem que o assalto em junho de 1972 era um fato isolado de um governo corrupto, que estava prestes a ser reeleito.
No entanto, as primeiras investidas dos jornalistas não foram bem sucedidas. Apesar disso, eles não desistiram do caso e trataram de trabalhar duro para encontrar pistas, provas sobre o assunto. Mesmo com os empecilhos encontrados durante o filme, os dois repórteres do Washington Post mostraram como se deve fazer uma cobertura jornalística, que um fato pode ter várias versões e dizeres, mas o importante e fundamental é encontrar a verdade do mesmo.
Todos os Homens do Presidente, estrelado por Dustin Hoffman e Roberto Redford, e dirigido por Alan J. Pakula ilustrou de forma coerente e precisa como era a vida de um repórter nos Estados Unidos na década de 1970, pois naquela época, não existia internet e os jornalistas tinham que ir a campo de qualquer maneira para conseguir informações sobre a pauta proposta. Além disso, o longa mostra a importância de apuração de fatos e também a imparcialidade na qual um jornal aborda e relata em uma matéria jornalística.
O longa ganhou quatro Oscars em 1976, sendo eles o de Ator Coadjuvante para Jason Robards, Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Direção de Som.
㋡ Blog do Diego também indica filmes! Bom retorno. ㋡
ResponderExcluirObrigado Sarahinha, fazia tempo em que eu estava longe, mas o filme me trouxe de volta rsrs
ResponderExcluirFilme que retrata jornalistas investigativos e com personalidafes diferentes e muito bom mesmo,ainda mais quando nao havia internet era tudo mais trabalhoso ,tinham que ir atras das informaçoes,esse filme deve ser interessante.
ResponderExcluirÉ um filme que retrata bem como era o jornalismo na época, desde o surgimento do assunto a ser abordado até como a reportagem acontece.
ResponderExcluir