sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nomes restritos e oportunidades de trabalho


Segundo levantamento feito pelo IBGE, o índice de desemprego no Brasil no mês de agosto chegou a 6%, o menor índice registrado no mesmo período desde 2002.

Com bases nesses números, refleti sobre o assunto e mesmo com essa queda em 9 anos, ainda há milhares de pessoas desempregadas no Brasil. Alguns motivos como muita procura e pouca oferta, falta da qualificação profissional podem explicar ainda esse índice de desocupação no país.

Mas, pensei também será que algumas empresas se negam a dar oportunidades as pessoas que têm seus nomes restritos no SPC/Serasa ou por conta de um cheque devolvido que não foi compensado? No caso do último, o CPF da pessoa vai parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).



Acredito que algumas empresas fazem uma verdadeira varredura não só nas redes sociais do candidato, mas também que verificam se há restrições no CPF do mesmo. Li alguns artigos que as empresas que adotam essa estratégia, procuram saber se o candidato zela do nome dele - que na minha opinião é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter.

Quando se descobre alguma restrição, a mentalidade geralmente adotada por essas empresas é: "Se ele não mantém o nome dele sem restrição, então como podemos confiá-lo uma oportunidade de trabalho"?

Porém, pensando bem. Se a pessoa teve um imprevisto como ficar desempregado e utilizava todo o seu salário para pagar as contas. Ela não merece uma chance para resolver essa situação (limpar o nome) ou mesmo sendo um candidato ideal para aquela vaga, essa falha lhe custou o emprego?

Penso que o candidato merece a chance de se reerguer e refazer a sua vida financeira. Posso usar o meu exemplo, pois passei por um situação parecida e sei o quanto é ruim não conseguir uma vaga de trabalho por esse motivo.

Enfim, é um assunto que não é muito comentado formalmente, mas gira e mexe há discussões informais sobre o tema. Mas, e você? Vocês acham que as empresas deviam ou precisam fazer essa varredura? E se você fosse o responsável das contratações, daria uma chance a uma pessoa que tem o nome restrito?

6 comentários:

  1. Oi Dieguito ,vou te falar uma coisa ,o q as empresas fazem é uma discriminação social ,deveriam dar a chance de emprego ,mesmo porque se a pessoa tem restrições é porque houve um motivo para isso ,acho até q deveria haver uma mobilização nas redes sociais para precionar tais empresas ,afinal ter um nome no CPC ou SERASA ,não faz da pessoa um inqualificável ! bjos

    ResponderExcluir
  2. Dieguito, parabéns pelo tema escolhido, É um círculo vicioso, a pessoa não tem emprego, logo não tem dinheiro prá pagar as contas, o nome fica sujo e justamente por essa varredura que as empresas fazem, as pessoas não conseguem novos empregos!
    Parabéns pelo tema e texto.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, isso acontece ainda... muito bom o tema.
    Quer dizer então que devedor não é competente?
    Eu penso que as empresas ao invés de não contratar fazer um acordo com o devedor propondo a ele que se comprometa a pagar a dívida.
    Abraços amigo, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que é polêmico, pois realmente há pessoas que têm dívidas e sujam o nome, por algum imprevisto.
    Mas há também quem compra demais e pouco se importa para as consequências, preferem ficar 5 anos sem possibilidades de novas compras a crédito.
    Mas os empregadores não se importam em punir a todos por causa de uma pequena parte de pessoas caloteiras profissionais.
    Parabéns pelo tema abordado!!

    ResponderExcluir
  5. Todos deveriam ter uma chance, ter o nome sujo não desabona ninguém, mas na verdade pega mal aos olhos da empresa contratante, infelizmente isso é a realidade.
    Parabéns, sobrinho!
    Sempre inovando nos temas escolhidos. ; ))

    ResponderExcluir
  6. Ah, MMM... Sei não, visse, num sei se tem que passar a mão na cabeça de caloteiro! huahuahuahauhuahuahua...
    Mas valeu o Texto!!
    Tá arretado... = D

    ResponderExcluir