sábado, 2 de outubro de 2010

A mídia de massa manipula seu público

Mídia de massa são veículos de comunicação que atingem uma grande quantidade de pessoas e só se preocupa em relatar a notícia e não investigá-la como se deve. Eles relatam a mesma notícia o dia inteiro, como nos casos que comentarei a seguir. Estes veículos são compreendidos por emissoras de TV e de rádio, sites, jornal impresso, etc.

Na verdade, a mídia de massa acaba fazendo um espetáculo com as informações veiculadas por ela, seja no campo político, esportivo, policial, celebridades, etc. Além disso, os veículos de comunicação preferem fazer a Agenda Setting (é o jogo de interesses dos veículos de comunicação em relatar apenas o que é de seu interesse e não o que é do interesse do público em si) e mastigar o mesmo assunto diversas vezes.




Tem alguns exemplos recentes que ilustram bem esta Agenda Setting. Um deles foi o caso do goleiro Bruno, que tomava conta de todos os noticiários e não somente o do futebol. Outro foi o de Mercia, a imprensa fez questão de mostrar a desgraça da família da advogada supostamente morta pelo seu ex.

Além deles, tem o caso Neymar. Este foi o assunto da última semana, saiu das manchetes esportivas e foi parar nas opiniões de psicólogos especialistas em casos de rebeldia na adolescência.

Estes casos têm suas particularidades, mas também tem suas semelhanças como a corrida sem direção para conseguir uma informação nova sobre o determinado assunto e muitas vezes acontece até o erro de informação ou a mesma é repassada de forma incompleta e isso deixa o leitor, telespectador e ouvinte, sem saber o que realmente está acontecendo.

Portanto, a mídia de massa faz o trabalho de entupir seu público com informações e mais informações e com isso, este público em sua maioria não consegue ter um senso crítico sobre o que está sendo repassado. A mídia não faz nada além do que alienar seu público, fazendo dele seu refém e aceite tudo o que lhe é retransmitido.

6 comentários:

  1. Por isso é tão importante elegermos pessoas que tenham propostas firmes e claras sobre educação. Uma pessoa esclarecida, que teve ou tem oportunidade de estudar, tem a capacidade de ter sua própria opinião sobre diversos assuntos. É lamentável, que exista esse tipo de jornalismo. Muito bom seu texto, Dieguito!!!

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  2. Adorei seu post querido.
    O pior do processo eleitoral é que além da manipulação da mídia, geralmente o voto é individual, ou seja, cada um escolhe o que é mais próximo ou chega mais perto de interesses próprios e esquecem que essa deve ser uma escolha feita pelo bem comum de todos.

    Bjaum^^
    Da @_SamyraS2_

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  3. Acho que a Sônia Abrão faz essa tal de "Mídia de massa" kkkkkk... Mas acho que em casos policiais, a Imprensa têm que ficar em cima mesmo. As leis são brandas e o judiciário lento, senão fosse a pressão da mídia em geral, muitos crimes teriam penas brandas. Gostei do seu texto, muito esclarecedor e me ensinou um termo que eu desconhecia, usado dessa forma. Parabéns! 【ツ】

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  4. Penso que em todas as profissões tem o lado podre. Nesse caso da mídia de massa, me parece um pouco de comodismo e preguiça dos jornalistas... Não investiga nada, pega tudo pronto, e o pior, é que a opinião sobre os fatos também. Parabéns sobrinho, sempre com variações dos temas do blog! Beijos da Titia. ; )

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  5. bom, nem tenho o que dzer!
    vc foi feito para escrever,nunca pare!

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  6. Muito bom o post e toca em questões importantes. A mídia 1.0, se podemos chamar assim, é uma 'entidade' constituída para manter o status quo, o poder na mão de poucos. Não é à toa que as vozes ouvidas são as vozes dos poderosos (sejam políticos, empresários, celebridades, etc). A mídia 2.0 (conhecida como Social Media) é uma revolução e uma esperança: a de que possamos ter uma sociedade mais democrática e pluralista.

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