quarta-feira, 10 de junho de 2015

Chile sediará a Copa América pela sétima vez

A 43ª edição da Copa América será disputada em 2015 no Chile, país que sediará a competição pela sétima vez. Neste ano, o futebol uruguaio defenderá o seu título e também a liderança de conquistas no continente sul-americano. A competição começa amanhã e a final está marcada para o dia 04 de julho, no estádio Nacional, em Santiago, capital chilena.

A Copa América começou a ser disputada em julho de 1916 e naquele ano, a seleção uruguaia foi a campeã, um fato que aconteceu mais 14 vezes, sendo a última em 2011. O segundo futebol sul-americano que mais venceu, foi o argentino com 1 conquista a menos que os uruguaios, enquanto o Brasil garantiu o caneco em 8 oportunidades. Já Paraguai e Peru levantaram duas taças cada, enquanto Bolívia e Colômbia soltaram o grito de campeão apenas uma vez cada um.



O sistema de disputa da Copa América mudou em 1993, quando a Conmebol (organizadora da competição) convidou seleções de outros continentes, como Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras e Japão.

Dentre um dos fatos curiosos do torneio destaco o jejum do Brasil. A seleção canarinho havia conquistado a Copa América em 1949, mas só levantou a taça 40 anos depois, em 1989, após vencer o Uruguai com gol de Romário.

A curiosidade dessa final também se dá pelo fato do jogo acontecer no dia 16 de julho, exatos 39 anos depois da decisão na Copa do Mundo de 1950 e a partida ocorreu no mesmo Maracanã.

Pelé participou apenas da Copa América de 1959, marcou oito gols, foi o artilheiro do torneio, mas na final o Brasil foi vice e a Argentina se sagrou campeã.

Por falar na Argentina, a seleção hermana foi o país que mais sediou a Copa América, no total de 9 oportunidades. Seguido por Uruguai e Chile com 7, enquanto o Peru foi a anfitriã em 6 e o Brasil em 5.

As edições que não tiveram sedes fixas foram as de 1975, 1979 e 1983. Nessas três oportunidades, a Copa América era disputada em partidas de ida e volta. Em 75 o Peru foi campeão, em 79 foi a vez do Paraguai e em 83, o Uruguai levantou a taça.

Vamos aguardar os acontecimentos da Copa América de 2015 e façam as suas apostas para o grande campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário