segunda-feira, 4 de maio de 2015

Solidão

Há pessoas que confundem solidão com estar sozinho fisicamente, mas para mim solidão é algo mais profundo do que isso, pois conheço pessoas que mesmo morando sozinhas não se sentem só.

Na minha opinião, a solidão significa que você sempre está só independente da situação. Pois você pode conhecer trocentas mil pessoas, mas amigos de verdade são quase nulos e a pessoa é um colega e um estranho, que mal compartilha a sua vida com você e vice-versa.

Tem gente que confunde quantidade com amizade e a não solidão, pois ter amigos é saber como são, como agem e o que pensam sobre você. Mesmo que em algumas situações não sabemos realmente quem são nossos amigos.

E também há aquelas pessoas que usam as redes sociais para tentar driblar e fugir dessa solidão. Essas pessoas imploram por atenção e tentam puxar papo com outras pessoas. Também já vi gente adicionar perfis desconhecidos, para passar a falsa impressão de que é popular.



Dados recentes sobre solidão/isolamento social

Em janeiro de 2015, três pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) concluíram que jovens quando assistem séries de TV sem parar é sinal de solidão e depressão. Segundo a pesquisa, a pessoa que não desgruda de frente da TV é uma viciada, já que não deixar de acompanhar o seriado para realizar as suas tarefas.

Dois meses depois, um estudo da Brigham Young University constatou que o isolamento e a solidão podem ser prejudiciais à saúde tão nocivo quanto a obesidade. Foi constatado também que a solidão aumenta por cerca de 30% o risco de morte mais precoce.

Em uma pesquisa da University of Chicago, o isolamento pode aumentar os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, e agrava os riscos de infarto.

E você, o que acha da solidão e conhece muita gente que está neste estado?

2 comentários:

  1. É como vc descreve no início do seu texto, a solidão é um estado de espírito, a pessoa se sente só mesmo estando com dezenas de pessoas ao seu redor. Pode ser o início de uma depressão, uma tristeza mais profunda ou apenas um dia muito ruim. Mas vale a pena o alerta de que com frequência pode fazer a pessoa se isolar e realmente chegar a depressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, solidão nunca é algo para se deixar passar e precisamos ficar atentos a esse isolamento que uma pessoa se coloca.

      Excluir