sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Abusado retrata com dinamismo a história de famoso traficante

O Abusado, livro lançado em 2003 relata o surgimento do Morro da Santa Marta, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, fato ocorrido no início do século XX. Durante o livro é ilustrado como era a questão social na favela e por consequência o aparecimento dos primeiros traficantes na região.

No decorrer das páginas, o leitor se depara com o surgimento do Comando Vermelho, a mais influente organização de tráfico do Rio de Janeiro e uma das mais perigosas do Brasil. Juliano VP, que era o nome fictício de Márcio Amaro de Oliveira (Marcinho VP), é o personagem principal da obra e ele é mostrado como um traficante pode fazer parte de uma facção e a sua ascensão.

O livro traz o dilema do tráfico com o requinte do "dono da boca", as facções costumam ter membros que deixam a escola nos primeiros anos ou mal a frequentam e se dedicam ao crime, Juliano VP, também de origem humilde e sofrida, por sua vez abandonou a escola aos poucos, mas nunca deixou a leitura.

Por seguir literalmente o lema do Comando Vermelho: Paz, Justiça e Liberdade, o fez um líder que pregava a paz, resolvia todos os problemas pacificamente e tinha como prioridade a comunidade. E por apreciar a leitura, ganhou o apelido de “Poeta”.

Devido a sua influência e gosto pela leitura, Juliano VP mantinha contatos com a alta sociedade carioca, como o cineasta João Moreira Salles e com informações dadas pelo traficante, Moreira Salles viabilizou o documentário Notícias de uma Guerra Particular, gravado em 1995.

No ano seguinte, Juliano VP autorizou a gravação do clipe de Michael Jackson, da música They Care About Us (as filmagens também foram realizadas em Salvador). O "dono do morro" garantiu a segurança do Rei do Pop, do diretor Spike Lee e de toda a produção que desembarcou no Morro Santa Marta.

E Caco Barcellos mostrou também que todo esse requinte e influência de Juliano na burguesia carioca, o deixa fragilizado perante aos outros líderes do Comando Vermelho, que estavam irritados e acreditavam que o Poeta não tinha condições de liderar um Morro, pois suas ideologias e atitudes eram totalmente diferentes dos outros “cabeças” da facção. 



Caco Barcellos teve o cuidado de recolher pesquisas e depoimentos ao longo de cinco anos, devido esse trabalho a história se tornou um livro-reportagem. O escritor também se preocupou em ocultar nomes, para evitar possíveis processos e perseguições, algo que podia prejudicar a obra.

A narrativa do livro faz com que o leitor fique na adrenalina e queira devorar as páginas para saber o que está por vir. Com a riqueza de detalhes de cada ação, Caco Barcellos prende a atenção do leitor e a pessoa sente como se estivesse visualizando a cena à sua frente.